Irã: Reator de água pesada em Arak continuará a operar

O reator de água pesada em Arak, uma cidade no centro do Irã, não vai fechar e vai continuar a operar, disse o chefe da Organização de Energia Atómica do Irã (OIEA) Ali Akbar Salehi.

Durante uma entrevista na televisão na terça-feira (24), Salehi destacou a natureza pacífica do programa nuclear do Irã, e afirmou que, o país persa nunca procurou produzir armas nucleares, no entanto, como qualquer outro signatário do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP) e membro da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), tem o direito de usar a tecnologia nuclear para fins pacíficos.

Referindo-se ao plano de ação conjunto, acordado em 24 de novembro pelo Grupo 5+1 (Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, China, França e Alemanha) e o Irã, o chefe da OIEA, disse que os planos de ambas as partes são esperados para o progresso de ambos os lados ao mesmo tempo, que, quando o Sexteto iniciar o levantamento das sanções antiraníes, o Irã também começará a cumprir os seus compromissos assumidos com esse plano.

Em novembro do ano passado, o Irã, em um gesto de boa vontade para esclarecer ambiguidades sobre a natureza pacífica do seu programa nuclear, chegou a um acordo com a AIEA em um plano de trabalho, com base para em que o país persa, voluntariamente e sob acordos de salvaguardas com a AIEA concordou autoriza os inspetores da Agência em visitar a fábrica de água pesada em Arak e Gachin mina de urânio no sul da cidade de Bandar Abbas.

Os EUA, o regime de Israel e alguns de seus aliados têm consistentemente acusado o Irã de buscar objetivos militares em seu programa de energia nuclear, apesar de Teerã negar as acusações e, em várias ocasiões ter permitido que os inspetores da AIEA visitassem as instalações nucleares iranianas.

Durante inúmeras inspeções, a Agência Internacional de Energia Atômica nunca encontrou qualquer evidenciando que o programa de energia nuclear do Irã tenha desviado para teste não civis.

Fonte: Irã News