Obama pode vetar sanções contra o Irã e diálogo nuclear reinicia

O Irã e o Grupo 5+1 de membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a Alemanha continuam as conversações, nesta sexta-feira (20), a nível de especialistas, sobre o programa nuclear persa. As negociações foram retomadas na quinta, em Genebra, Suíça, depois de uma suspensão momentânea causada pela aprovação de sanções do Departamento do Tesouro dos EUA contra 19 empresas e indivíduos ligados ao programa do Irã.

Hamid Baidi Nejad, diretor-geral de Assuntos Econômicos e Especializados Internacionais do Ministério de Relações Exteriores, encabeçará a delegação iraniana nas conversações com o G5+1, que inclui como membros do Conselho de Segurança aos Estados Unidos, a França, o Reino Unido, a China e a Rússia.

A reunião foi suspensa na semana passada em Viena, na Áustria, por causa das sanções do departamento estadunidense, que alegou como justificativa o “apoio” dos 19 indivíduos e empresas a um programa nuclear que acusa de ter objetivos bélicos.

O Irã reagiu rechaçando a postura adotada em detrimento das negociações, que têm sido saudadas por diversos atores políticos e pela sociedade internacional. Ainda assim, reafirma o compromisso com a diplomacia e insta as partes a assumirem a mesma postura, já que a questão é extremamente importante para todo o mundo.

Na quinta-feira (19), em declarações à imprensa, o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney afirmou que o presidente estadunidense, Barack Obama, utilizará o seu direito ao veto se o Congresso aprovar uma nova rodada de sanções contra o Irã.

“Se o [projeto] chegar a ser aprovado, o presidente o vetará”, disse o porta-voz. Seus comentários foram provocados porque, horas antes, 26 senadores democratas e republicanos elaboraram uma proposta para endurecer as sanções contra o setor petrolífero do Irã, sobretudo nas suas vendas ao exterior, caso o pacto provisional alcançado no fim de novembro (com duração de seis meses) fracasse.

A iniciativa, apresentada pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, o democrata Robert Menéndez, busca também impor novas sanções contra as indústrias iranianas de construção, mineração e engenharia. Entretanto, saiu à luz no mesmo dia em que as negociações entre peritos foi retomada, no quadro do acordo provisório.

Da redação do Vermelho,
Com informações da HispanTV