Uruguai ajuda a Argentina durante crise energética

O governo uruguaio aumentou substancialmente o envio de eletricidade para a Argentina durante a crise energética que o país vem sofrendo. Segundo a imprensa uruguaia, o presidente José “Pepe” Mujica tem a intenção de firmar um acordo de cooperação entre os dois países em troca de “paz nos portos”.


                 Milhares de argentinos já sairam às ruas protestar pela falta de energia

Nos últimos quinze dias de dezembro, o período mais crítico até agora para a Argentina, o Uruguai exportou praticamente metade de toda a energia consumida em 2012. “Este ano exportamos para a Argentina a ordem de 191 Gwh (gigawatts-hora), dos quais basicamente 42 Gwh foram exportados entre 12 e 29 deste mês”, disse o presidente da estatal uruguaia UTE, Gonzalo Casaravilla.

De acordo com a imprensa uruguaia, o presidente Mujica vai apresentar uma proposta para a Argentina durante a próxima cúpula do Mercosul, a ser realizada em 16 de janeiro em Caracas na Venezuela. O presidente pretende oferecer energia ao país vizinho em troca de “paz no portos”.

A proposta é oferecer energia o suficiente para aliviar o deficit energético da Argentina e evoluir nas negociações portuárias. Atualmente há uma disposição da Subsecretaria de Portos e Vias Navegáveis argentina que afetam os portos uruguaios.

Com agências