Oposição alemã pede investigação da espionagem da NSA

A oposição no parlamento alemão trata de criar uma comissão de investigação sobre as atividades do serviço de inteligência estadunidense NSA no país, segundo disse o deputado do Partido Verde, Hans-Christian Stroebele.

Em declarações à imprensa divulgadas nesta quarta-feira (1º/1), Stroebele disse que "o Verde e o Partido da Esquerda estão elaborando um pedido comum" para a criação dessa comissão.

Após a formação da chamada Grande Coalizão entre os democratas-cristãos da chanceler Angela Merkel e os social-democratas, os do Partido Verde e os socialistas são os únicos partidos de oposição no parlamento.

Os dois grupos vão dar entrada na solicitação para criar essa comissão parlamentar "em uma das primeiras sessões do novo ano", afirmou o também advogado Stroebele.

O deputado do Partido Verde se reuniu há dois meses com o ex-agente da NSA, Edward Snowden, em Moscou.

Stroebele se mostrou convencido de que é possível a criação de um corpo que investigue as atividades da NSA na Alemanha, apesar das relações desfavoráveis entre o governo e a oposição.

"Os social-democratas também disseram antes das eleições (de 22 de setembro) que querem criam uma comissão parlamentar de investigação", disse.

Ainda quando os social-democratas mudaram sua decisão em seu novo papel como partido da base do governo, a oposição apresentará uma demanda ao Tribunal Constitucional Federal para conseguir uma investigação profunda do escândalo de espionagem, acrescentou.

Com a nova grande coalizão, a oposição mantém somente um quinto das cadeiras no Bundestag, a Câmara baixa do parlamento alemão, o que limita consideravelmente seus direitos.

Fonte: Prensa Latina