Presidente do Paraguai é contra legalização da maconha

Dono da Tabacalera Del Este S.A e da Tabacos Paraguay S.A, duas das maiores produtoras de cigarro do Paraguai, e com um largo histórico de acusações de envolvimento com narcotráfico, o presidente Horácio Cartes (Partido Colorado) declarou na manhã desta quinta-feira (2) ser contra a legalização da maconha.

Por Mariana Serafini do Portal Vermelho

Horácio Cartes fumando

Ao contrário do Uruguai que recentemente regulamentou o cultivo e a comercialização da planta, no Paraguai a história é bem diferente. Horácio Cartes acredita que a maconha é um caminho para drogas pesadas.

“Para mim [a maconha] é a primeira porta de contato com drogas. Se começa com a maconha e creio que é a porta de entrada para outras”, afirmou o presidente.

Questionado pela imprensa local, ele se mostrou totalmente contra a possibilidade de legalização, “pelas minhas convicções não estou a favor, para mim segue sendo uma droga”.

Apesar do discurso, o presidente não é visto com bons olhos quando o assunto é integridade moral. Há denúncias contra ele protocoladas no Ministério Público que o acusam de envolvimento com narcotráfico, evasão de impostos, enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro. Uma delas foi realizada por membros da Assembleia Permanente de Direitos Humanos do Paraguai um dia antes das eleições presidenciais do país.