Senador paraguaio pode ir a julgamento por corrupção

O senador do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA) do Paraguai, Enzo Cardozo é o terceiro legislador paraguaio a ser acusado de corrupção. O Congresso solicitou o fim da imunidade parlamentar a fim de submetê-lo a julgamento. O senador Víctor Bogado perdeu seus direitos parlamentares e José Ibáñez está em processo de perdê-los.

senador enzo cardozo

Cardozo foi acusado de fraude e lesão de confiança durante sua gestão na administração do ex-presidente Federico Franco. O senador era ministro da Construção quando houve um desvio de US$78 milhões na Federação Nacional de Produtores Hortifruti atribuído a seu ministério. Os quatro diretores da Federação, acusados do desvio, já foram enviados à prisão.

Entre os quatro detidos estão o presidente e o vice-presidente da organização. O Ministério Público já emitiu ordens de prisão contra outras pessoas da mesma entidade que atualmente estão foragidas.
A Câmara de Senadores deve se pronunciar em breve sobre a suspensão da imunidade parlamentar de Cardozo solicitada pelo Ministério Público para dar andamento ao processo que ele está envolvido.

Com agências