Terremoto moderado estremece cidade do sul iraniano

Um tremor moderado de 4,8 graus na escala aberta de Richter sacudiu ontem à noite a cidade de Kangan, no sul do Irã, sem que se tenha ainda notícias de vítimas fatais.

O novo tremor segue outro de 5,5 graus que sacudiu a província meridional de Hormozgan e causou a morte de uma pessoa, dezenas de feridos e sérios danos materiais.

A sismo foi localizada em 52,04 graus de longitude oeste e 27,82 de latitude norte, conforme as precisões do Centro Sismológico da província de Bushehr, filiado ao Instituto de Geofísica da Universidade de Teerã, onde ocorreu o tremor.

Entretanto, equipes de resgate prosseguem as operações de salvamento na cidade de Bastak, em Hormozgan, com a cooperação dos cidadãos, ao mesmo tempo que começaram a distribuir suprimentos remetidos com urgência pelo Governo, conforme a agência Fars.

A República Islâmica de Irã está situada sobre uma zona repleta de falhas na crosta terrestre, o que a torna propensa a sofrer frequentes movimentos telúricos, alguns dos quais se mostram desastrosos em termos de perdas humanas e danos materiais.

Entre os mais destrutivos dos tempos modernos está o terremoto que golpeou a província de Kerman, em dezembro de 2003, no qual perderam a vida 31 mil pessoas e destruiu a antiga cidadela de Bam, construída de tijolos de argila.

O tremor mais sério que se tem registros ocorreu em junho de 1990 e abarcou as províncias persas de Gilan e Limpam, com 7,7 graus e custou a vida a 37 mil pessoas, 100 mil feridos e destruiu 27 cidades e 1870 aldeias.

Fonte: Prensa Latina