Presidente do Sri Lanka inicia sua viagem pelo Oriente Médio

O presidente de Sri Lanka, Mahinda Rajapaksa, viajou neste sábado (4) ao Oriente Médio para cumprir visitas oficiais a Jordânia, Palestina e Israel.

Essa visita tem por propósito estabelecer as relações comerciais com tais países e fortalecer a cooperação em agricultura, turismo, emprego e outros setores de interesse comum, indicou o porta-voz da Presidência, Mohan Samaranayake.

A primeira parada do líder do país, de um dia, será no Reino Hachemita na Jordânia, onde se reunirá com o rei Abdulla II Ibn Ao Hussein.

A Palestina, para onde irá no domingo, tem previsão de dialogar com seu par Mahmoud Abbas, colocar uma oferenda floral no mausoléu do ex-presidente Iasser Arafat, se reunir com membros da Associação de Amizade Palestina-Sri Lanka e visitar a igreja da Natividade em Belém.

A ilha do Índico tem defendido de maneira permanente a existência da Palestina como um Estado independente e soberano, dentro de uma fronteiras segura e com pleno reconhecimento aos direitos de seu povo.

Em abril do ano passado, durante uma visita de Abbas a Colombo, as duas nações selaram um acordo de consultas políticas e outro para evitar a dupla imposição alfandegária, e convieio incentivar o comércio, a cooperação em educação superior e as viagens turísticas em um e outro sentido.

Depois de dois dias na Palestina, Rajapaksa se deslocará a Israel, onde se reunirá com o premiê Benjamin Netanyahu e o presidente Shimon Peres.

Em setembro do ano passado, importantes empresários israelitas visitaram a Sri Lanka com o objetivo de fomentar o comércio bilateral e explorar os investimentos em geração de energia hidroelétrica, turismo, tecnologias da informação e agricultura.

Fonte: Prensa Latina