Chanceler holandês defende mais laços entre Cuba e União Europeia

O chanceler do Reino dos Países Baixos, Frans Timmermans, destacou nesta segunda-feira (6) em Havana a necessidade de atualização das relações com Cuba por parte da União Européia (UE).

De visita oficial à nação caribenha, o chefe da diplomacia holandesa afirmou durante um encontro com o vice-presidente Ricardo Cabrisas que seu país tem especial interesse no fortalecimento dos laços bilaterais.

Timmermans citou entre as razões para o desenvolvimento dos vínculos os ajustes econômicos implementados por Cuba e as possibilidades de negócios que estes proporcionam.

Mencionou, ademais, a localização no Caribe de três dos quatro países integrantes do Reino: San Martín, Aruba e Curaçao. Igualmente realçou o afeto de seu povo para Cuba, promovidos pelas visitas turísticas, o conhecimento da música e o beisebol nacional, o qual motiva a promoção do contato humano ao mesmo tempo que o das relações comerciais.

Por sua vez, Cabrisas anunciou a disposição cubana de ir ao encontro dos interesses comuns com o referente da prosperidade dos laços, vivida em 2013.

Durante a estâdia em Cuba prevê-se a assinatura de um memorando para o estabelecimento de consultas políticas entre chancelarias e a visita ao Centro de Engenharia Genética e Biotecnología de Havana, informou.

Em 2013 ambos os países subscreveram importantes documentos como a declaração geral para a reativação da cooperação bilateral e o acordo para o traslado de prisioneiros.

Cuba e o Reino dos Países Baixos mantêm relações diplomáticas ininterruptas desde 1902.

Fonte: Prensa Latina