Irã autoriza visita de inspetores nucleares a mina de urânio
Especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) visitarão no Irã as minas de urânio de Gachin, segundo divulgaram fontes oficiais de Teerã nesta segunda-feira (6).
Publicado 06/01/2014 14:02
A visita será será em algum momento nas três próximas semanas, declarou o secretário geral da agência atômica iraniano, Ali Akbar Salehi, que ratificou que seu país continuará a cooperar com a AIEA em relação ao caráter pacífico de seu programa nuclear.
Durante uma visita a Teerã em novembro passado, o Irã e a AIEA, o entidade supervisora da ONU em matéria nuclear, concluíram em novembro passado um acordo de construção de confiança mútua para acabar com dúvidas sobre a orientação civil e científica do plano atômico persa, lembrou.
Foi uma decisão voluntária por parte do Irã, adotada como gesto de boa vontade "para esclarecer ambiguidades em torno da natureza pacífica do programa de energia nuclear", disse Akbar Salehi durante um ato em honra a quatro cientistas nucleares assassinados em atentados terroristas.
O titular do órgão nuclear persa anunciou também que a central de energia atômica de Bushehr será desligada nos próximos dias durante um mês para abastecimento de combustível nuclear.
A planta, construída por um consórcio russo, precisa repor combustível a cada seis meses e o fato de que tenha estado funcionando todo um ano sem problemas mostra seu alto nível de segurança, acrescentou o funcionário público.
Durante o último ano, a província de Bushehr foi afetada por dezenas de tremores, um deles de alta intensidade em abril do ano passado, sem ter sofrido nenhum dano.
Fonte: Prensa Latina