Movimento da Mata Uchoa recebe o Prêmio Amigo do Mangue 2013

O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa recebeu mais uma justa homenagem por seu trabalho pela preservação do meio ambiente. No final do ano passado, a entidade foi agraciada pelo Centro Escola Mangue com o prêmio Amigo do Mangue 2013.

A entrega da honraria aconteceu durante encontro de representantes de entidades, lideranças comunitárias e pessoas que atuam na área de cultura realizado na sede da Escola Mangue, em Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife. O evento foi coordenado por Luciana Silva e Mychellyn Carvalho, diretoras do centro. O critério de premiação foi o da efetiva atuação no sentido de contribuir com a melhoria do meio ambiente.

O prêmio contemplou quatro categorias: Responsabilidade Ambiental; Projetos e Práticas Educacionais; Participação Comunitária e Destaque Imprensa. Na primeira categoria, recebeu o prêmio Leu Marisqueira, de Brasília Teimosa; na segunda, a Escola Municipal João Francisco de Melo, de São Jose da Coroa Grande; e a Escola Estadual João Bezerra. A premiação na categoria Participação Comunitária foi para o Movimento da Mata Uchoa e a Colônia de Pescadores Z-1. O prêmio para a imprensa ficou com a Revista Algo Mais.

"É uma honra ser reconhecido pelo Centro Escola Mangue", destacou José Semente, um dos coordenadores do Movimento da Mata Uchoa, que representou a entidade.

Escola Mangue

O Centro Escola Mangue é uma associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 2003, que tem como objetivo desenvolver uma escola ambiental que tenha a cultura como eixo pedagógico e valorize o saber ancestral das comunidades, conectado aos saberes acadêmicos, na perspectiva da promoção da sustentabilidade do meio ambiente.

A instituição busca ainda promover o protagonismo familiar de comunidades ribeirinhas, estuarinas e da praia, que têm em comum o bioma costeiro-marinho, visando à sustentabilidade ambiental e à cidadania, por meio do trabalho comunitário. As atividades envolvem crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pescador@s, estudantes e professores em geral.

Audicéa Rodrigues
Do Recife