Deoclides Machado – Crateús: Cidade Universitária

Por *Deoclides Machado

Há uma teoria aceita por grande parte da humanidade, sobre a qual centenas de livros foram escritos, que afirma que se alguém focar a mente em determinado objetivo, e assim a mantiver, todo o universo conspirará para que este objetivo seja alcançado.

Crateús há muito tempo mantém-se focada em busca de sua identidade e esta procura já levou a cidade a muitos erros no passado. De certa forma, ficou conhecida como a “terra do já teve”, pois diversas foram as experiências implantadas por crateuenses e forasteiros, que redundaram em fracasso. Mas, uma ideia sempre persistiu na mente de visionários que enxergam bem adiante de seu tempo: a de transformar a “Princesa do Oeste” em cidade universitária.

Exemplos não faltam dos que, ao longo de décadas, tentaram transformar este sonho em realidade. Dezenas de colégios foram fundados em Crateús, alguns, atualmente, já oferecem cursos superiores na área de EAD e outros não evoluíram para degraus mais elevados do ensino porque a cidade ainda não estava preparada, mas o objetivo sempre estará presente na mente destes desbravadores.

Na Constituição Estadual promulgada em 1989, o então deputado estadual José Bezerra de Melo, meu pai, teve papel de destaque na busca deste objetivo e conseguiu, com apoio de seus pares, através de uma emenda constitucional, inserir na Constituição Estadual, nos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias, o Art. 18, que criou a UVAP – Universidade Vale do Rio Poti, com sede em Crateús; a UREQ – Universidade Regional de Quixadá; e a URPI- Universidade Regional do Planalto da Ibiapaba.

Por ter sido um dos fundadores da Universidade de Mogi das Cruzes, no Estado de São Paulo, e ter vivenciado o progresso resultante deste processo no cotidiano da cidade, sabia desde então, do que Crateús necessitava para a sua transformação. Este sentimento era e é compactuado por muitos crateuenses dentre os quais me incluo.

Em 2007, voltando a residir em Crateús após uma temporada em Porto Velho (RO) trouxe comigo um projeto para criação de uma instituição de ensino superior em nossa cidade, sonho também compartilhado por Moacir Soares, companheiro que lutou bravamente para a implantação desse projeto. Em 2008, dei entrada no sistema eMEC com o pedido de criação da Faculdade Princesa do Oeste, em parceria com a Escola Sônia Burgos, inicialmente com os cursos de Enfermagem e de Serviço Social, os quais desenvolvi todos os projetos e manuais e fomentei o sistema até poucos dias antes da vinda da comissão de avaliação do eMEC.

O curso de Direito, por sua relevância e necessidade em nossa região, seria o próximo a ser solicitado. Deixei este projeto pronto para ser devidamente avaliado e dado entrada no sistema eMEC. Passados quase 20 anos da inserção na Constituição do Estado do Ceará da criação de uma universidade para Crateús, sem que esta viesse a ser viabilizada, a deputada federal Gorete Pereira (PR), abriu o caminho para a realização deste sonho: fez aprovar o Projeto de Lei Nº 3156, de 2008, que autorizava o Poder Executivo a criar o campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Crateús.

Finalmente, no dia 13 de março de 2013, em grande solenidade, foi assinado pelo reitor da UFC, Jesualdo Farias, a ordem de serviço para o início das obras de construção do campus avançado em nossa cidade, um marco educacional e de desenvolvimento. A história de Crateús, a partir daí, passa a ser dividida em duas etapas: o antes e o depois da implantação deste campus. O deputado José Bezerra de Melo faleceu no ano 1998 e em reconhecimento a sua cidadania foi decretado luto oficial de três dias no município.

Várias cidades o homenagearam até mesmo de outros estados como é o caso de Mogi das Cruzes (SP) que, além do luto, foi dado a um conjunto habitacional o seu nome. Deputado José Bezerra e outros filhos ilustres de Crateús, no esquecimento desta nova geração, mas na mente e no coração daqueles que o conheceram, assistiram com júbilo, lá de cima, a vitória do povo e o início da transformação de Crateús em cidade universitária. Nós que por aqui ainda estamos continuaremos lutando para que este avanço que a cidade teve rumo ao futuro, não pare; que continue em sentido progressivo agregando valores éticos, morais e estruturais a esta terra.

*Deoclides Machado é secretário adjunto de Governo

Fonte: Prefeitura de Crateús

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.