Luciano destaca relação da PCR com o Tribunal de Contas de PE

O prefeito em exercício, Luciano Siqueira, esteve, na noite desta terça-feira (7), na solenidade de posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) (foto), conselheiro Valdecir Pascoal, que ficará à frente do órgão no biênio 2014-15.


Foto: Marcos Pastich/PCR

O evento foi realizado no auditório do próprio TCE e contou com a presença de diversas autoridades, deputados, senadores, e do governador do Estado, Eduardo Campos, acompanhado da primeira-dama, Renata Campos.

Após a execução do Hino Nacional, a ex-presidente do TCE, conselheira Teresa Duere fez um discurso de saudação ao novo presidente. Emocionado, Valdecir Pascoal relembrou de sua trajetória e teve uma fala marcada por agradecimentos. “O Tribunal é um órgão muito importante, que tem o papel de fiscalizar os recursos do povo. Dentro do plano estratégico para minha gestão está o fortalecimento da auditoria e dos julgamentos, que queremos dar uma maior agilidade; o incentivo ao papel educador, cuidando melhor das prefeituras mais pobres que precisam do nosso apoio; e, por fim, o reforço do diálogo com a sociedade, para difundir mais a nossa atuação”, destacou o presidente.

O prefeito em exercício do Recife, Luciano Siqueira, lembrou o diálogo estabelecido com o Tribunal em 2013 e reafirmou a disposição da Prefeitura em manter a mesma relação com a instituição no ano de 2014.

“A relação do município com o Tribunal de Contas é ótima, por diversas razões; entre as quais o fato de que o nosso prefeito, Geraldo Julio, é da casa, e por isso, um profundo conhecedor da legislação, do mecanismo da gestão pública, das normas, das práticas. Este ano essa relação deverá permanecer de forma justa, honesta, clara”, pontuou. Siqueira também mencionou a satisfação em comparecer à solenidade. “É uma alegria enorme prestigiar mais um recém-empossado que percorreu um caminho semelhante ao do nosso prefeito, um funcionário público, concursado, que pela primeira vez preside a casa. Um significado muito grande para a instituição e para a sociedade pernambucana”.

O novo presidente do TCE-PE é formado em direito, economia e administração de empresas, e entrou no Tribunal de Contas de Pernambuco por meio de concurso público em 1991, sendo, portanto, o primeiro auditor de carreira a chegar à presidência do órgão. Paralelamente à eleição para a presidência do TCE, Valdecir Pascoal foi escolhido também para assumir a presidência da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon),

Também foram empossados no TCE os conselheiros Carlos Porto (vice-presidência), Marcos Loreto (Corregedoria), Dirceu Rodolfo (direção da Escola de Contas), João Campos (chefia da Ouvidoria), Ranilson Ramos (presidência da Primeira Câmara) e Teresa Duere (presidência da Segunda Câmara).

Fonte: Prefeitura do Recife