Maduro: “Venezuela e Cuba nunca mais poderão se separar”

Ao celebrar os 55 anos da Revolução Cubana, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou que seu país e Cuba “nunca mais” poderão se separar e, pelo contrário, devem continuar aprofundando sua cooperação econômica.

Cuba celebrou no dia 1º de janeiro o 55º aniversário do triunfo da revolução liderada por Fidel Castro contra a ditadura de Fulgencio Batista. |Foto: Efe

“Temos muito orgulho de caminharmos juntos com Cuba como irmãos, irmãos de verdade. Chegou o tempo da irmandade, da união, mais nunca podemos nos separar, nunca mais, e que reclamem aqueles que têm que reclamar”, disse Maduro durante um evento em Caracas para comemorar o aniversário do triunfo da revolução.

Leia também:
Raúl Castro: "Esta é uma Revolução comprometida com seu povo"
Raúl Castro homenageia resistência e luta do povo cubano

Maduro destacou a amizade entre o líder cubano Fidel Castro e o falecido presidente venezuelano Hugo Chávez, afirmando que os dois “conseguiram construir uma relação inédita, histórica, que vai transcender no tempo”. E ressaltou que apesar disso, “ainda falta muito para consolidar uma relação profunda, como queria o comandante Chávez, no âmbito econômico”.

Nesse sentido, também declarou que “o grande desafio histórico para consolidar a união da América e para consolidar esta nova etapa de independência está no campo econômico”.

Maduro destacou que, aproveitando a Cúpula de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) nos próximos dias 28 e 29 de janeiro em Havana, vai acontecer a 14ª Comissão Mista Cuba-Venezuela, na qual serão revisados todos esses temas e serão assinados novos projetos de cooperação no campo econômico, científico, cultural e energético.

Com Infolatam