Bolívia assume Conselho para o Desenvolvimento Integral da OEA
Nesta segunda-feira (13), o representante permanente da Bolívia na Organização dos Estados Americanos (OEA), o embaixador Diego Pary assumiu a presidência do Conselho Interamericano para o Desenvolvimento Integral (CIDI). Já a presidência da OEA foi assumida pelo representante permanente da República Dominicana, Pedro Verges.
Publicado 14/01/2014 16:42

Pary garantiu que a Carta Social das Américas, aprovada na Assembleia Geral da OEA em Cochabamba, Bolívia, em junho de 2012, "deve tornar-se o principal instrumento de nossos trabalhos, uma vez que contém a base do trabalho que deve ser desenvolvido pelo CIDI".
O boliviano assegurou ainda que "todos sabemos que ainda temos muitos desafios, e que a amplitude e complexidade da área de desenvolvimento integral que possui questões que não são discutidas. No entanto, temos feito progressos significativos em matéria de água e recursos hídricos, educação e formação de professores, o emprego dos jovens, turismo, cultura e migração, entre outros, que vamos seguir para continuar na mesma dinâmica".
Já o diplomata peruano afirmou que "para nós é de suma importância, uma vez que estivemos entre os primeiros países que deram forma à (OEA) e que seguem com esta trajetória institucional até o presente".
Verges afirmou que, durante os três meses de sua presidência vai trabalhar para fortalecer a OEA "tanto do ponto de vista administrativo, como o ponto de vista institucional, e também no fortalecimento de todos os programas da Organização para promover o que ela representa. "
Da Redação do Portal Vermelho