Fenafar debate propriedade intelectual e patentes no FST 2014
A propriedade intelectual como instrumento para o desenvolvimento da sociedade e da soberania dos povos e o impacto das patentes sobre o sistema de saúde e na vida de cada um. Esse é o foco da atividade promovida pela Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) “Propriedade Intelectual a Serviço da Sociedade” no Fórum Social Temático (FST) 2014, que ocorrerá entre 21 e 26 de janeiro, na capital gaúcha.
Publicado 15/01/2014 17:30
O debate será na quarta-feira (22), no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre, às 9 horas, e faz parte do Eixo 3, Justiça Social e Ambiental. As atividades do FST 2014 estão divididas em três eixos temáticos – também o Eixo1: Crise Capitalista e o Eixo 2: Democracia.
Na mesa, estão confirmadas as presenças da deputada federal Luciana Santos (PCdoB-PE); Reinaldo Guimarães, diretor de Propriedade Intelectual da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e Suas Especialidades (Abifina); Luciano Rezende Moreira, do Instituto Federal Fluminense; e Pedro Villardi, coordenador do Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI/Rebrip). Ronald Ferreira dos Santos, presidente da Fenafar, será o coordenador da mesa.
Cada vez mais, vivemos em uma economia do conhecimento baseada na circulação de riquezas intangíveis, onde a geração, apropriação e aplicação do conhecimento propiciam condições de competitividade e sustentabilidade para as empresas e governo de um país. E a produção do conhecimento científico e tecnológico é atua como propulsor do crescimento e desenvolvimento econômico e social de uma nação. Trata-se de uma área estratégica para a atuação do Estado na defesa da soberania nacional e, consequentemente, uma maior liderança no cenário econômico global.
Saúde+10
A Fenafar também participa do “Ato Público Saúde+10: a Responsabilidade dos Vereadores do Brasil no Processo de Garantir, Frente ao Congresso Nacional, a Urgência urgentíssima da Aprovação do PLIP que Determina a Destinação de 10% das Receitas Brutas da União para a Saúde”.
Promovido pelo Movimento Saúde+10, em parceria com a Câmara Municipal de Porto Alegre, o ato faz parte do Eixo 3 e acontecerá na quarta (22/1), às 14 horas, também no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal.
O que é o FST?
O Fórum Social Temático é um evento promovido por organizações e movimentos sociais ligados ao processo do Fórum Social Mundial. O tema deste ano de 2014 é Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental. O Fórum Social se propõe a ser um espaço de debates, articulação, proposição e luta, denunciando todo tipo de exploração e discriminação na defesa de outro mundo possível.
O FST será realizado em diversos locais de Porto Alegre: Usina do Gasômetro, Parque Harmonia, Câmara dos Vereadores, Largo Zumbi dos Palmares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Assembleia Legislativa, Memorial do Rio Grande do Sul e Casa de Cultura Mário Quintana.
Apesar de começar na terça-feira (21/1), a tradicional Marcha de Abertura será realizada na quinta (23/1), com concentração a partir das 13h30 no Largo Glênio Peres e saída prevista às 15h30. Os farmacêuticos também estarão presentes. O itinerário será definido pelo Comitê de Organização e distribuído aos participantes antes do início da Marcha. A previsão é de que ela seja encerrada na Usina do Gasômetro.
Serviço:
Debate Propriedade Intelectual a Serviço da Sociedade
Onde: Câmara Municipal de Porto Alegre, Avenida Loureiro da Silva, 255 – Centro – com capacidade para 100 pessoas na plateia
Quando: quarta-feira (22/1)
Horário: 9 horas
Ato Público Saúde+10: A Responsabilidade dos Vereadores do Brasil no Processo de Garantir, Frente ao Congresso Nacional, a Urgência urgentíssima da Aprovação do PLIP que Determina a Destinação de 10% das Receitas Brutas da União para a Saúde
Onde: Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre, AVenida Loureiro da Silva, 255, Centro
Quando: quarta-feira (22/1)
Horário: 14h
Mais informações sobre como participar do FST 2014 no site.