Índice de crimes violentos diminui em Salvador e RMS em 2013

Em 2013, a Região Metropolitana de Salvador (RMS) registrou diminuição de 14,7% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que envolvem homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Já na capital baiana, a redução foi de 10,7%, no mesmo estudo, que fez o comparativo com o ano anterior ao de 2013.

Os números foram apresentados à imprensa pelo secretário Estadual da Segurança Pública (SSP), Maurício Barbosa, na terça-feira (14/01), no auditório do Ministério Público Estadual, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A apresentação antecedeu a primeira reunião de 2014 do Comitê Executivo do programa Pacto Pela Vida, presidida pelo governador Jaques Wagner.

De acordo com o secretário, o ano de 2013 foi positivo. “Diversas ocorrências tiveram redução. Foi um ano de consolidação de alguns projetos iniciados em 2007, dos quais estamos vendo agora os resultados, como a implantação do programa Pacto pela Vida e das bases comunitárias de segurança, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, além das melhorias das condições de trabalho dos policiais e da gestão dos nossos resultados”.

Maurício Barbosa ainda informou que o programa Pacto pela Vida é um trabalho de gestão dos resultados da Segurança Púbica. “Hoje temos amadurecimento para compreender quando há aumento de homicídios em alguma região, por conta, por exemplo, do tráfico de drogas, e podemos tomar as providências necessárias”, finalizou.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Secom