Alice Portugal fale sobre possibilidade de ser vice de Rui Costa

A deputada federal Alice Portugal esteve presente no arrastão político e cultural que o PCdoB promoveu durante a tradicional Festa da Lavagem do Bonfim, na manhã desta quinta-feira (16/1), em Salvador. Durante a atividade, Alice falou sobre o fato de o nome dela estar sendo cotado para a vaga de vice-governadora na chapa liderada pelo PT, ao lado de Rui Costa.

 

Para a parlamentar, apesar de ainda não ter recebido nenhum convite do governador Jaques

Wagner, a possibilidade de assumir a vaga – a única que ainda resta na composição da chapa majoritária – é vista com bons olhos, pois representa a presença feminina nesse projeto político democrático. “Qualquer espaço qualificado na política, hoje, tem que ter participação de mulheres”, defende.

A participação de uma mulher no Governo estadual poderia, segundo ela, abrir um caminho para as baianas na política, que hoje é difícil de percorrer. Alice lembrou que ela é a única deputada federal, entre os 39 parlamentares que representam a Bahia na Câmara dos Deputados.

“Então, de fato, isso seria muito bom e nós [do PCdoB] estamos aqui aguardando ser chamados para qualquer diálogo [com o PT] porque temos compromisso com o projeto que o governador Jaques Wagner implementa, evidente que com uma dose de independência”, pondera.

Sobre a contribuição que daria, caso fosse convidada para integrar a chapa, Alice Portugal disse que ela poderia ser o elo do Governo com os movimentos sociais. “Sou oriunda dos movimentos sociais e defendo uma maior relação. Teríamos que discutir as bases dessa participação, mas de antemão digo que seria muito interessante reforçar o elo com o movimento social, que ficou muito distanciado”, conclui.

Na chapa majoritária, liderada pelo PT e apoiada pelo PCdoB, já está definida, além da vaga de governador, ocupada por Rui Costa, também a de senador, que é do atual vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar (PSD).

De Salvador,
Erikson Walla