China reafirma compromisso contra a corrupção no governo

O presidente chinês, Xi Jinping, destacou que o combate à corrupção é vital para a integridade do Partido Comunista da China (PCCh) a longo prazo. Ele pediu uma supervisão independente e autorizada das agências disciplinares, de acordo com a Rádio China Internacional, em programa desta quarta-feira (15).

Xi Jinping Randômica - Xinhua

Segundo um levantamento realizado pela Administração Estatal de Estatísticas da China, mais de 87% das pessoas entrevistadas acham que o problema da corrupção tem melhorado no país. Na terceira sessão plenária da Comissão Central de Inspeção Disciplinar (CCID) do PCCh, que começou na terça-feira (14), o presidente chinês, Xi Jinping afirmou:

"Evitar que o Partido se corrompa durante seu governo e a longo prazo é uma missão política de grande importância. E devemos realizá-la de maneira correta."

No ano passado, o governo da China reforçou as medidas de combate à corrupção e emitiu vários decretos para proibir o oferecimento de bolinhos da lua, cartões de ano novo e fogos de artifício, no que classificou de luta contra a "corrupção no paladar", "corrupão nas rodas" e "corrupção no consumo com o uso de recursos públicos".

Xi insistiu na tolerância zero contra a corrupção e prometeu punir de maneira severa todos os funcionários comprovadamente corruptos. Ele disse:

"Cada funcionário do PCCh deve ter em mente que será apanhado se sujar suas mãos com a corrupção", e que "os funcionários de alto nível devem manter o temor à disciplina do Partido e não se arriscar".

O presidente salientou que as autoridades devem reformar o sistema de inspeção disciplinar do Partido, melhorar o mecanismo anticorrupção e reforçar as revisões e supervisões do poder. Ele pediu também os esforços para garantir o "poder supervisor relativamente independente e autorizado" das agências disciplinares de todos os níveis.

"O poder deve estar sujeito a revisões mais estritas, para cujo propósito deve-se melhorar a forma em que os poderes estão distribuídos entre diferentes níveis e departamentos do governo e como são exercidos. Para garantir o exercício correto do poder, seu processo de operação deve ser divulgado e os cidadãos devem ser convidados a supervisioná-lo."

O presidente destacou a obediência incondicional à disciplina partidária, pedindo que os departamentos disciplinares de todos os níveis as salvaguardem e investiguem cada caso de violação.

Xi Jinping disse que se necessitam esforços duradouros para resolver os problemas que obstaculizam as relações próximas entre o Partido e a população. Segundo o presidente chinês, um bom começo deve ser seguido com passos seguros.

Com informações da Rádio China Internacional