Mapuches confiam que Bachelet restituirá suas terras ancestrais

Representantes de organizações sociais chilenas declararam, nesta quinta-feira (16), ter esperança de que a presidenta Michele Bachelet, que tomará posse a partir de março, consiga resolver o conflito envolvendo o povo. Há duas décadas os Mapuches reivindicam a restituição de suas terras ancestrais, hoje ocupadas por empresas estrangeiras.

Comunidades mapuches também enfrentam empresas agrícolas e florestais pela propriedade das terras que consideram de seus antepassados.

"Esperamos que o governo de [Michelle] Bachelet pode se encontrar uma boa forma de conseguir um bom fim", disse Karina Riquelme, advogado de direitos humanos de Pesquisa de Defesa e do Sul à Rádio Universidad de Chile.

Leia também:
Mapuches são desalojados de território recuperado no Chile

Até agora, o governo do presidente Sebastián Piñera não respondeu às demandas dos mapuches e, nos últimos quatro anos intensificou os ataques das forças de segurança do país.

Em setembro de 2013, comunidades mapuche insistiram que o Governo do Chile peça perdão pela violência contra esse povo originário, nos moldes do que foi feito a outros setores da sociedade aos quais pede desculpas pela atuação da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

Da Redação do Portal Vermelho,
com informações da AVN