TSE garante que sistema eleitoral de El Salvador é confiável

O presidente do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de El Salvador, Eugenio Chicas, destacou nesta segunda-feira (20) a alta confiabilidade do sistema para as eleições de 2 de fevereiro.

O procedimento para o processamento dos resultados e outros detalhes do processo foram comprovados pelos representantes dos cinco partidos participantes das disputas durante vários ensaios nos últimos dias.

Leia também:
Candidato da FMLN lidera corrida presidencial em El Salvador

Chicas informou à imprensa que no domingo (19) foi realizada uma simulação de transmissão de resultados da votação, durante a qual foi verificada a eficácia do sistema empregado.

Sublinhou que a população deve estar segura de que a rede utilizada para a transmissão e recepção dos dados é confiável. "É um passo importante no processo eleitoral, que mostra à população que este é um processo eleitoral muito seguro, muito transparente, tecnicamente sustentável, com muita modernidade", afirmou.

O sistema foi testado durante a semana passada com a participação dos delegados das forças políticas e dos membros das juntas de vigilância eleitoral.

O representante da opositora Aliança Republicana Nacionalista (Arena), Roberto Andrés Cárcamo, explicou que são estudados possíveis casos que poderiam ocorrer no dia da votação e durante o processo eleitoral. "Trata-se de verificar e detectar erros. Estamos vendo todos os equipamentos para que esteja legal e, assim, tenhamos a confiança que vai ser um processo limpo, claro, transparente e dinâmico", disse.

"Com todos os testes e capacitações, decorre um processo bastante claro e transparente, não nos ficou dúvida. O software está cumprindo as expectativas", agregou.

Similar opinião expressou o representante da Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN), Gustavo Hernández.

O TSE informou que nos testes de domingo participaram 1.593 centros de votação, 1.625 equipes de transmissão e 1.751 de recepção das atas.

Chicas reiterou que, no domingo 2 de fevereiro, a população poderá contar com os resultados definitivos da apuração por volta das 22:00 (hora local).

Participam das eleições sete partidos, três deles em coalizão, e as pesquisas de intenção de voto concedem maiores chances de vitória ao governante FMLN, de esquerda.

Várias pesquisas situam a FMLN muito perto de conseguir a vitória no primeiro turno, para o que é necessário obter a metade mais um dos votos válidos.

Os demais candidatos são de direita e as pesquisas situam em segundo lugar a Arena e em terceiro a coalizão Unidade. Os outros dois candidatos não apresentam possibilidades de vitória.

Em El Salvador, o direito ao voto é exercido mediante os símbolos dos partidos, de acordo com a constituição de 1983.

Fonte: Prensa Latina