Cresce apoio a candidato da esquerda em El Salvador

Mais um movimento do setor produtivo salvadorenho manifesta apoio formal seu apoio aos candidatos presidenciais da Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN), Salvador Sánchez Cerén e Oscar Ortiz.

Os candidatos da Frente se comprometeram com o apoio às micro, pequenas e médias empresas através de créditos, geração de condições para seu desenvolvimento e criação de mais fontes de trabalho.

Desta maneira, continua crescendo o número de coletivos e personalidades que apoiam a FMLN tendo em vista as eleições presidenciais do próximo 2 de fevereiro.

Sánchez Cerén, vice-presidente do país e um dos líderes históricos da FMLN, expressou que seu programa de governo "El Salvador Adelante" concorda plenamente com os enfoques das organizações e grupos que se somam.

Mesmo assim, enfatiza que seu projeto de país ainda não está fechado "porque é o povo, são os diferentes setores e movimentos sociais que ditam o caminho por onde devemos seguir avançando."

O movimento "Duarte Vive" se uniu à sua proposta , conformado por integrantes do Partido Democrata Cristão, por considerar que a chapa presidencial da Frente é a única capaz de continuar aprofundando as mudanças que correspondem às expectativas do povo.

De acordo com José Napoleón Duarte, coordenador do movimento e ministro de Turismo, a adesão às propostas do FMLN "é um ato de convicção, um ato de compromisso e um ato de fé democrática".

Também aderiram o Movimento Autêntico Salvadoreño; o Movimento Cidadão El Salvador Adelante, do setor de educação; e sindicatos do transporte.

Outra organização que declarou seu apoio à Frente foi o Movimento Arte e Cultura, El Salvador Adelante, integrado por escultores, poetas, pintores, escritores, cantores, bailarinos, músicos e intelectuais.

Também o Partido Nacional Liberal; a aliança com o Partido Social Democrata, a Federação de Cooperativas de Mototáxis de El Salvador, o setor de profissionais da saúde e de advogados, além do amplo apoio de milhares de líderes religiosos.

A FMLN aparece como vencedora para as eleições de 2 de fevereiro e em primeiro turno, segundo a maioria das pesquisas divulgadas neste mês.

De 11 consultas à opinião pública, oito favorecem o partido de esquerda, todos de reconhecido prestígio, como o da Universidade Centro-americana José Simeón Canas e a Francisco Gavidia.

Prensa Latina