Presidente da China diz que não pretende encontrar premiê japonês

O vice-chanceler chinês, Cheng Guoping, disse nesta terça-feira (21), em Beijing que o presidente da China, Xi Jinping, não pretende se reunir com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, durante a participação das Olimpíadas de Inverno de Sochi, na Rússia.

Perguntado se os líderes da China e do Japão, que participarão da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Inverno, poderiam ter algum contato, Cheng Guoping, foi taxativo em afirmar que não.

Ele disse que os líderes japoneses visitaram publicamente o Santuário Yasukuni, que é dedicado a combatentes das guerras coloniais livradas pelo Japão, inclusive 14 criminosos de guerra, envolvido em massacres contra os chineses.

De acordo com o chanceler chinês, a visita dos líderes japoneses ao monumento sintoísta causa "grandes insatisfações aos povos que amam a paz" e, por isso, a China não deve ter qualquer contato com essas autoridades enquanto não mudarem suas posturas e "reverem suas posições equivocadas".

O governo chinês vem instando o Japão a reavaliar seu papel na história, com períodos de intença ocupação e dominação colonial com guerras contra vizinhos, principalmente a China, até a sua derrota na Segunda Guerra Mundial.

Sobre as Olimpíadas de Inverno em Sochi, Cheng Guoping manifestou plena confiança nos trabalhos da Rússia para a segurança do evento, ao contrário das preocupações levantadas por alguns meios de comunicação e autoridades ocidentais sobre o terrorismo.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Rádio China Internacional