Banco Central da China anuncia injeção de liquidez

O Banco Popular da China anunciou, nesta quarta-feira (22), que injetou 255 bilhões de yuanes (R$ 96 bilhões) no mercado de capitais. Trata-se da primeira injeção de dinheiro realizada pelo banco central chinês através de operações de acordos de recompra reversa (reverse repo) neste ano. O banco central suspendeu este tipo de operação por quatro semanas consecutivas.

A última operação de reverse repo do banco central, realizada em 24 de dezembro, liberou uma liquidez de 29 bilhões de yuans no mercado de capitais.

A taxa de rendimento desta operação de sete dias é de 4,1%, enquanto a de três semanas situa-se em 4,7%, segundo o banco central chinês.

A injeção de liquidez veio quando as taxas de recompra de obrigações interbancárias subiram. As taxas de produtos "overnight" e de sete dias cresceram bastante na segunda-feira (20) para 4,3% e 6,6%, respectivamente.

A Taxa Interbancária de Shanghai (Shibor, na sigla em inglês), que mede o custo de empréstimos entre os bancos chineses, também subiu na segunda-feira, com a Shibor para empréstimos overnight aumentando 107,1 pontos-base, a 3,89%, e as taxas para sete dias e duas semanas crescendo 155,3 pontos e 80,3 pontos respectivamente, para 6,33% e 5,54%.

Zhong Zhengsheng, analista da Everbright Securities, disse que a ação do banco central visa aliviar a pressão de liquidez que aumenta antes da Festa da Primavera, o mais importante festival tradicional da China, que cai em 31 de janeiro neste ano.

Com informações da Rádio China Internacional