EUA e Coreia do Sul fazem conluio contra Coreia Popular

A Coreia do Sul e os Estados Unidos reiteraram nesta terça-feira (21) que redobrarão esforços para conseguir a desarticulação do programa nuclear da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), segundo um comunicado da Chancelaria de Seul.

Essa decisão deriva de uma reunião do subsecretário estadunidense de Estado, William Burns, em visita ao país asiático, com o primeiro vice-ministro sul-coreano de Relações Exteriores, Kim Kyou-hyun.

Ambos os representantes governamentais também abordaram a situação no Nordeste da Ásia como parte de um diálogo iniciado no dia 7 de janeiro em Washington.

De acordo com a informação de Seul, os dois aliados priorizaram a questão nuclear da RPDC, para o que realizarão consultas com todos os envolvidos, entre eles a China.

A Coreia do Sul e os Estados Unidos têm agendadas manobras militares conjuntas para o final de fevereiro em um território próximo à República Popular Democrática da Coreia.

Nesses exercícios de guerra, com frequência anual, Washington põe em ação aviões e embarcações carregadas de bombas atômicas que constituem uma ameaça à paz e à estabilidade da região por sua marcada orientação contra Pyongyang.

Prensa Latina