Empresas estatais da China anunciam crescimento de 3,8%

A Comissão de Supervisão e Administração para ativos estatais do Conselho de Estado da China publicou um relatório, nesta quarta-feira (22), sobre a situação geral das empresas estatais no ano passado. Segundo o documento, foi calculado um lucro de 1,3 trilhão de yanes (R$ 503,8 bilhões), um aumento de 3,8% em comparação com o ano anterior.

De acordo com os dados divulgados, as empresas estatais da China alcançaram uma renda de 24,2 trilhões de yuanes, um crescimento de 8,4% em comparação com o mesmo período do ano passado, alcançando uma taxa de 2 trilhões de yuanes, um aumento de 5,2%.

Leia também:

China divulga dados sobre crescimento e produção energética
Banco Central da China anuncia injeção de liquidez
China deve ultrapassar EUA como primeiro país no comércio de bens

Segundo análises do setor, o crescimento do lucro dessas empresas no ano passado foi impulsionado pelo bom desempenho em áreas como energia elétrica, que obteve lucro de 74 bilhões de RMB no ano passado.

Também os setores de construção civil, de infraestrutura, transporte, imóveis e fabricação de produtos eletrônicos foram expressivos no impulso ao crescimento das empresas estatais.

Nas últimas semanas, as autoridades de gestão e observação da economia chinesa têm divulgado diversas informações sobre o crescimento de 2013 e sobre as projeções para o desempenho do país em 2014, dentro do quadro internacional e das políticas nacionais.

Na semana passada, por exemplo, o Ministério de Terras e Recursos tornou público o monitoramento da produção energética em ascensão no país, além do fortalecimento e aprofundamento da cooperação regional no setor.

Com informações da Rádio China Internacional,
Da redação do Vermelho