Fórum debate sobre imperialismo, democracia e crise econômica

A mesa de convergência Contra o Capital, Democracia Real, do Fórum Social Temático, realizada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, teve uma ampla participação de conferencistas. O encontro se realizou nesta sexta-feira (24).

Os conferencistas discutiram a “crise da democracia” a partir das exposições de Bernard Cassen (Universidade de Paris, França),
Wilhelmina Trout (Marcha Mundial de Mulheres – África do Sul), Ricardo Abreu (secretário de Relações Internacionais do PCdoB), Chico Whitaker (omitê Ingternacional do Fórum Social Mundial), Gilberto Carvalho (ministro da Secretaria Geral da Presidência da República) Tarso Genro (governador do Rio Grande do Sul) e Tauofik Ben Abdallah – (Comitê Internacional do Fórum Social Mundial).

Na véspera realizou-se a mesa de convergência “Crise Capitalista, não vamos pagar essa conta”, na Usina do Gasômetro, que mostrou a dimensão global das consequências das políticas neoliberais e provocou as organizações presentes a uma mobilização por mudanças que atinjam a estrutura do sistema econômico, sob pena de profundos retrocessos para as conquistas dos trabalhadores.

O debate contou com as presenças de Renildo de Souza e Sérgio Barroso, da Fundação Maurício Grabois; Ladislau Dowbor, da PUC de São Paulo, Antônio Martins do Blog Outras Palavras, Yildiz Termurtukan, da Marcha Mundial de Mulheres da Turquia, Carminda Mac Lorin do Fórum Social Mundial do Canadá, Jamal Juma, do Stopthewall–Palestina, Marcelo Abdalla da Central de Trabalhadores Uruguaios e João Felício da CUT do Brasil.

Com agências