Forum Social Temático: a crise grega e o Brasil 

Por André Machado* 

Forum Social Temático: a crise grega e o Brasil - Flávia Moreira / Especial

Nesta quarta-feira fiz minha estreia como debatedor no Fórum Social Temático. Já havia participado do evento como jornalista, mas com a responsabilidade de expor o que penso foi a primeira vez. O convite veio da União Brasileira de Mulheres. O debate fazia parte da mostra Atenas Território Ocupado, na Usina do Gasômetro. No centro da discussão estavam as lições que a crise grega traz para o Brasil.

O ponto de partida foram as fotos de Marcelo Camara e Paulo Viard em exposição no local. Os dois estiveram na capital grega há um ano registrando os protestos contra o empobrecimento do país depois da crise de 2008.

Apesar da distância não são poucas as lições que nos interessam. A primeira delas é certamente evitar o remédio amargo que a temida Troika (Comunidade Européia, Banco Central Europeu e FMI) vem impondo ao país usando muito mais a matemática do que a solidariedade: corte em aposentadorias, aumentos de impostos e diminuição de salários.

Outra é a prudência quando a situação de uma nação está mudando. Com o fim do Dracma e com o ingresso na Zona do Euro, os gregos deixaram de conviver com juros na casa dos 20 por cento e passaram a conviver com civilizados juros de três por cento. Mas os financiamentos precisam ser pagos e a ilusão de um país rico desmoronou. Não havia lastro.

No lugar da solidariedade, os parceiros da Grécia na Zona do Euro optaram pela submissão do país em crise impondo de fora para dentro medidas de austeridade do tipo “quer, quer; não quer cai fora˜. É um exemplo que nos serve para escolhermos nosso destino. Seguir a independência ou voltar a atender as receitas que vem de fora? Há quem tenha saudade…

*André Machado é jornalista e dirigente do PCdoB-RS