Venezuela e Colômbia cooperam por desenvolvimento na fronteira

Os ministros das Relações Exteriores da Venezuela, Elías Jaua, e da Colômbia, María Angela Holguín, lançaram nesta sexta-feira (24) a pedra fundacional que dará início à construção da ponte Las Tienditas, no estado venezuelano de Táchira.

Segundo a chancelaria venezuelana, esta ação faz parte da cooperação entre os dois países que construirá a quarta ponte binacional entre a referida entidade andina e o norte de Santander.

O projeto foi acordado por Jaua e Holguín no dia 18 de janeiro de 2013, durante a assinatura de diversos acordos relacionados à fronteira.

O governo aprovou, em outubro do ano passado, inicialmente 30 milhões de bolívares (4,7 milhões de dólares) e 27 milhões de dólares para a integração das empresas binacionais de construção de ambos os países.

Além disso, foram instaladas mesas de trabalho com o propósito de definir ações para combater o contrabando e reforçar a fiscalização.

Somado a isso, estão em negociação o tratado de transporte terrestre internacional para pessoas e cargas, além de planos para o desenvolvimento nas fronteiras e nas Zonas Econômicas Especiais na Venezuela.

Prensa Latina