Polo Industrial do Recôncavo poderá gerar 20 mil empregos

O Polo Industrial do Recôncavo, a ser implantado no Km 44 da rodovia BA-001, no município de Nazaré, interior da Bahia, terá capacidade para abrigar 100 indústrias e a possibilidade de gerar 20 mil empregos diretos. Com 11 milhões de metros quadrados, o empreendimento terá espaço para armazenamento e logística, além de áreas destinadas às reservas florestais e às usinas de tratamento de resíduos sólidos e efluentes.

Segundo a Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), o Polo do Recôncavo pode gerar impacto na economia baiana equivalente ao da instalação do Polo Industrial de Camaçari, na década de 70. E isso se deve a privilegiada localização, que é próxima a áreas de exploração da Petrobras e do Estaleiro do Paraguaçu. Ainda de acordo com a pasta, a expectativa é de que muitas indústrias sejam instaladas na região com o intuito de suprir as demandas desses empreendimentos.

Entre os compromissos assumidos pelo Governo da Bahia como contrapartida está a melhoria da infraestrutura, a exemplo da duplicação da BA-001; e incentivos oferecidos pelo programa Desenvolve, com diferimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na instalação e compra de insumos, máquinas e equipamentos.

O projeto de implantação do Polo Industrial do Recôncavo foi homologado em audiência pública realizada na cidade de Nazaré, da qual participaram representantes da sociedade civil, do Governo do Estado, da prefeitura de Nazaré e de empresários.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Secom-BA