Começa hoje em Havana segunda reunião de cúpula da Celac

Os chefes de Estado e governo da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) iniciam nesta terça-feira (28) em Havana, Cuba, a segunda cúpula deste bloco da integração regional, com ênfase na luta contra a fome, a pobreza e as desigualdades.

Durante dois dias debaterão os temas que estão no centro de mais de trinta declarações especiais, o documento principal – a Declaração de Havana – e o plano de ação para 2014. Espera-se que todos os documentos sejam aprovados pelos mandatários.

Na véspera da cúpula, os chanceleres dos 33 países membros da Celac reuniram-se para formar consenso em torno do conteúdo das declarações.

Acompanhe aqui a cobertura completa do Vermelho sobre a Celac

O chanceler cubano, Bruno Rodriguez, destacou a harmonia e as coincidências que prevaleceram na reunião dos titulares das Relações Exteriores dos países da América Latina e do Caribe.

Disse que que "de forma expedita mas também substancial" já foram aprovados 28 documentos. "Nós nos concentramos nos temas da Declaração de Havana", acrescentou.

De acordo com fontes diplomáticas, o documento final desta cúpula reafirmará o objetivo da Celac de alcançar a unidade com soberania, flexibilidade e participação ativa dos 33 estados nacionais membros no marco do direito internacional e da Carta das Nações Unidas.

Solidariedade

Em debate realizado nesta segunda-feira no âmbito do seminário nacional da União da Juventude Socialista, preparatório do 30º Congresso dessa entidade dos jovens comunistas brasileiros, o secretário nacional de comunicação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), José Reinaldo Carvalho, disse que a segunda reunião de cúpula da Celac é um marco da luta pela soberania e a independência dos países da região. Segundo o dirigente comunista, a segunda cúpula da Celac em Havana impulsionará ainda mais a integração regional.

Para o dirigente comunista, a América Latina e o Caribe estão transformando-se em um importante polo na luta anti-imperialista dos povos e constituindo um fator de peso para mudar a correlação de forças no mundo.

José Reinaldo destacou que a consolidação da Celac faz parte das profundas mudanças que ocorrem na região ao longo de mais de uma década e meia, desde que em 1998 o comandante Hugo Chávez venceu sua primeira eleição presidencial na Venezuela. O dirigente comunista brasileiro ressaltou o papel do líder bolivariano na criação da Celac e do líder histórico da Revolução cubana, Fidel Castro.

Os jovens revolucionários brasileiros manifestaram solidariedade à luta anti-imperialista dos povos da América Latina e Caribe e saudaram a realização da segunda reunião de cúpula da Celac.

Da Redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina