Diplomata do Irã aborda volta às negociações do programa nuclear

O chefe das negociações do Irã com o Grupo 5+1 sobre o programa nuclear persa, Sayed Abbas Araqchi disse nesta terça-feira (28) considerar que, depois do acordo inicial já alcançado em novembro do ano passado, as partes dão passos em direção a “um plano final de ação conjunta.”

Irã e Grupo 5+1 - AP/Jason Reed

Araqchi revelou novos detalhes sobre o plano de ação elaborado nas negociações do Irã com o G5+1 (Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China, como membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas, e a Alemanha).

De acordo com o diplomata persa, reiterando a disposição do seu país para assegurar a diplomacia, o acordo anunciado em novembro, na cidade suíça de Genebra, também inclui pontos sobre o procedimento para que um pacto final seja formulado.

Por isso, Araqchi informou que dentro de três semanas, o Irã voltará a sentar-se à mesa de negociações com o G5+1. “Durante essas conversações, tudo será esclarecido” e será fixado um período no qual o país persa deverá comprometer-se com o esclarecimento e a aplicar o acordo relativo a suas atividades nucleares.

Segundo o acordado, “nenhum dos processos nucleares serão congelados ou desmantelados pelo Irã, eles apenas não evoluirão. O enriquecimento [de urânio] continuará e as centrífugas continuarão funcionando,” continuou, referindo-se ao compromisso de manter um programa suficiente apenas para a produção de energia e para fins da medicina, devido às acusações ocidentais sobre um objetivo de construção de armas nucleares.

Ainda assim, como ressaltou o diplomata, o Irã continua afirmando o seu direito ao programa nuclear civil, como garantido pelo Tratado de Não Proliferação e pela Agência Internacional de Energia Atômica.

O Irã e o G5+1 começaram a implementar o convênio preliminar de seis meses – com a redução das atividades nucleares e a maior abertura para a inspeção internacional, no caso iraniano, e a suspensão das sanções contra o país, no caso do grupo – para criar terreno favorável a um acordo final.

Da redação do Vermelho,
Com informações da HispanTV