Acordo definitivo sobre programa nuclear está próximo, diz Irã

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammed Javad Zarif assegurou, nesta segunda-feira (3), que Teerã poderá chegar a um acordo definitivo sobre o seu programa nuclear dentro dos próximos seis meses. O processo definido em novembro pela diplomacia iraniana, em negociações com os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a Alemanha (países que conformam o Grupo 5+1), tem sido avaliado positivamente pelas organizações internacionais.

Delegação iraniana - AFP

“Temos tempo, até 20 de janeiro de 2015, para firmar um acordo [definitivo]; creio que podemos chegar a este acordo até antes dos seis meses, antes de 20 de julho”, anunciou o chanceler persa, durante um encontro com diplomatas e especialistas na Alemanha.

Sobre as negociações, Zarif disse que, para cumprir o objetivo de alcançar um acordo, manterá conversações, ao menos uma vez por mês, com a chefa da Diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, além das reuniões periódicas a níveis de especialistas iranianos e do Grupo 5+1 (EUA, Reino Unido, França, Rússia, China e Alemanha) na questão nuclear.

Leia também:
Irã está cumprindo compromissos nucleares, diz Agência da ONU
Diplomata do Irã aborda volta às negociações do programa nuclear

O chanceler destacou ainda que a disputa sobre o programa nuclear do Irã está no topo da agenda do seu governo, e que o seu direito a desenvolver a tecnologia nuclear de fins pacíficos é “a linha vermelha de Teerã”, referindo-se às tentativas de algumas partes em obrigar os persas a desmantelarem completamente seu programa.

Conforme o acordo interino alcançado em 24 de novembro de 2013 em Genebra, na Suíça, parte das sanções impostas contra o Irã pelo Ocidente e até pela ONU será suspensa em troca da diminuição do enriquecimento de urânio pelos persas para 5% (considerado suficiente para a produção energética e abaixo do necessário para a produção de armas nucleares) e da maior acessibilidade de inspetores internacionais às instalações nucleares do Irã.

O acordo interino estabelece um prazo de seis meses para que estas primeiras propostas sejam avançadas, como uma forma de “construção de confiança” entre as partes. Entretanto, está prevista uma nova reunião entre as partes no dia 18 de fevereiro, na Áustria (onde fica a sede da Agência Internacional de Energia Atômica), para a discussão de uma solução definitiva.

Da redação do Vermelho,
Com informações da HispanTV