Fidel Castro e Ban Ki-moon discutem problemas globais em Havana

O líder histórico da Revolução cubana, Fidel Castro Ruz, recebeu o  secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que participa da 2ª Cúpula da Celac como convidado.

Fidel e Ban Ki-moon falaram sobre desarmamento nuclear e os perigos que espreitam a humanidade| Foto: Alex Castro

No encontro, celebrado na tarde desta terça-feira (28), trataram de diversos temas que influem decisivamente nos conflitos regionais que preocupam e afetam diferentes povos.

Leia também:
Ban Ki-moon: Cuba tem a escola de medicina mais avançada do mundo
Fidel se reúne com chefe de Estado que quer Jamaica independente
 

Fidel Castro e Ban Ki-moon, em descontraído diálogo, consideraram como uma prioridade trabalhar pelo desenvolvimento sustentável e contribuir para a redução das principais causas que provocam a mudança climática e seus devastadores efeitos.

Acompanhe aqui a cobertura completa do Vermelho sobre a Celac
 

Coincidiram com a necessidade de lutar por medidas concretas como o desarmamento nuclear e contra os perigos que espreitam a humanidade e podem conduzir a uma guerra de incalculavéis proporções.

Durante o encontro sustentaram a necessidade de conquistar um mundo de paz e sublinharam a responsabilidade que corresponde aos líderes políticos por reduzir a pobreza extrema, a fome, a insalubridade, a desigualdade e conseguir o desenvolvimento econômico e social.

Ban Ki-moon expressou sua satisfação pela estadia em Cuba, elogiou as transformações que se produzem na economia e na sociedade cubana e, em particular, reconheceu os resultados do país no sistema de saúde, na educação e outros indicadores do desenvolvimento social, bem como sua contribuição solidária a outras nações, apesar das limitações e dificuldades.

Ban Ki-moon destacou o cumprimento pelo governo cubano dos objetivos do Milênio e sua colaboração permanente com o Sistema das Nações Unidas.

Fonte: Prensa Latina