Líderes latino-americanos exaltam a integração na Celac

No marco da 2ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que acontece em Cuba até esta quarta-feira (29), os presidentes da região reiteraram seu chamado para a união e integração comercial. 

Líderes latino-americanos exaltam a integração na Celac - Ismael Francisco/ Cuba Debate

Em discurso, o presidente do México, Enrique Peña Nieto, expressou sua satisfação por fazer parte da Celac e recordou que a região enfrenta “desafios relacionados à fome, pobreza e desigualdade” e, por isso, os governos devem “compor uma agenda de inclusão e crescimento”.

Neste sentido, o mandatário sugeriu que a comunidade construa uma estrutura financeira integrada em prol do crescimento das economias, para “priorizar os produtos e levá-los em termos de competitividade, para fazer a América Latina mais competitiva”. Peña Nieto insistiu que os povos latino-americanos devem atuar visando o crescimento, “para constituir um maior desenvolvimento para a região a que pertencemos”, disse. “Que o desenvolvimento permita o benefício de todos os habitantes desta região”, pediu Peña Nieto.

Integração regional

Os representantes de Costa Rica, Jamaica, Trinidad e Tobago e Paraguai também expressaram a necessidade de uma mudança na agenda para concretizar uma integração regional que permita alcançar o desenvolvimento dos povos da América Latina e Caribe.

A mandatária de Costa Rica, Laura Chinchilla, agradeceu à Celac e reiterou que seu país “se manterá atento aos acontecimentos da região para estabelecer a cooperação bilateral regional necessária”, mesmo após as eleições presidenciais do próximo dia 2 de fevereiro. A Costa Rica manteve um trabalho estreito com o bloco integracionista e irá assumir também a Presidência temporária da Celac.

Acompanhe aqui a cobertura completa do Vermelho sobre a Celac

Por sua vez, o chefe de Estado do Paraguai, Horacio Cartes, agradeceu a Cuba pela recepção e disse que o grupo formado por 33 países deve “focar na integração” e que os governos devem oferecer “um balanço final sobre o que fizeram pelos povos que representam”.

O presidente do Haiti, Michel Martelly, ratificou nesta terça-feira (28) a união mantida pelos povos latino-americanos nos últimos anos e assegurou que a região “avança a cada dia na luta contra a pobreza, em prol do desenvolvimento mutuo e da paz internacional”.

Théa Rodrigues, da Redação do Vermelho,
Com informações da Telesur