Deputado entrega à União Africana propostas de desenvolvimento

O presidente da Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas, deputado Luiz Alberto (PT-BA), entregou na terça-feira (28) à União Africana o relatório final do Encontro África e a Diáspora Africana (EADA), realizado em novembro passado, na Bahia. O documento, entregue em Adis Abeba, Etiópia, contém propostas para a formulação da Agenda África 2063, com metas que visam ao desenvolvimento do continente africano. 

As contribuições da EADA foram repassadas por Luiz Alberto à presidenta da União Africana (UA), Nkosazana Dlamini Zuma, e a Carlos Lopes, secretário-Executivo da Comissão Econômica das Nações Unidas para a África, juntamente com o governador da Bahia, Jaques Wagner. Na capital etíope, está sendo realizada a Conferência do Conselho Executivo da UA.

Leia também: Começa na Etiópia reunião de cúpula da União Africana

Para Luiz Alberto, as sugestões da EADA, que contou com a participação de representantes de todos os países da Diáspora Africana, vão contribuir para o que chamou de renascimento africano.

“Embora persistam desafios significativos para a África atingir o seu pleno potencial, ela surge no século 21 como um continente de esperança e oportunidade com base em vastos recursos naturais, diversidade populacional e desenvolvimento institucional significativo”, destaca trecho do documento.

Da Redação em Brasília
Com PT na Câmara