Antiterroista cubano preso nos EUA será libertado em fevereiro 

O antiterrorista cubano Fernando González, de 50 anos, que faz parte do conhecido grupo dos "Cinco de Cuba", será libertado depois de 15 anos preso nos EUA. A informação foi divulgada pelo advogado do cubano, Ira Kurzban, que confirmou que o herói será deportado para Havana.

Campanha pela libertação dos 5 cubanos chega ao Twitter

"Os Cinco" são agentes de inteligência cubanos, condenados em Miami por conspiração para espionar e assassinar, entre outras acusações. Os antiterroristas estavam nos Estados Unidos para observar grupos cubano-americanos de oposição ao governo de Fidel Castro (Alpha 66, os Commandos F4, a Fundação Nacional Cubanoamericana, e Brothers to the Rescue), quando foram presos injustamente em 12 de setembro de 1998.

Leia também:
Jornada internacional clama pela liberdade dos Heróis de Cuba
Ato em SP exige libertação e homenageia os 5 Heróis de Cuba
Em Cuba, mais de 10 mil pedem libertação dos 5 patriotas

Por sua lealdade à pátria, Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Ramón Labañino, Fernando e René González, agentes da Rede Vespa, ganharam o título de Heróis da República de Cuba. Fernado Gonzáles foi condenado a 17 anos de prisão por não se registrar como agente cubano nos EUA e por portar documentos falsos. Sua libertação será feita no dia 27 de fevereiro. 

Com a saída de Gonzáles da prisão, são dois dos cinco do grupo que estão libertados. Em 2011, René González saiu do cárcere e hoje reside em Havana. Os outros três agentes, Gerardo Hernández, Ramón Labañino e Antonio Guerrero, seguem cumprindo pena em Miami.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Revista Fórum