Termina primeira rodada da conferência internacional sobre Síria

Foi encerrada nesta sexta-feira (31) a primeira rodada de negociações da Conferência Internacional sobre a Síria "Genebra 2", na Suíça. O enviado especial da ONU e da Liga Árabe, Lakhdar Brahimi, afirmou na coletiva de imprensa que a rodada de negociações foi o primeiro passo do governo e oposição da Síria em busca do cessar fogo.

Lakhdar Brahimi Síria Genebra 2 - Sana

Os dois lados apresentaram suas posições, mas "o processo ficou verdadeiramente lento", apontou Brahimi. Segundo ele, alguns materiais de resgate já chegaram ao campo de refugiados em Yarmuk, porém o volume ainda é insuficiente. As duas partes têm ainda divergências visíveis.

Brahimi revelou que a próxima rodada de negociações será realizada provavelmente dentro de uma semana, reiniciada na segunda-feira (10).

Leia também:

Síria aceita transição com Assad e através da decisão popular
Governo da Síria e oposição discutem assistência humanitária
É preciso pressionar os países que exportam terrorismo, diz Assad

Na quarta-feira (29), ele havia dito que não esperava alcançar algo substancial na primeira rodada de conversações, que se iniciou no dia 22 de janeiro, depois de meses de impasse devido à recusa da Coalizão Nacional Síria (CNS), que alega representar a oposição ao governo, em participar.

Ainda assim, Brahimi afirmou esperar uma rodada mais produtiva a ser iniciada no prazo de uma semana. O diplomata enfatizou como passo positivo, entretanto, o acordo entre as delegações sobre usar o plano elaborado em 2012 – o chamado Comunicado de Genebra, resultado da primeira Conferência Internacional sobre a Síria realizada em junho daquele ano – como base das negociações.

Embora as delegações tenham discordado sobre como as conversações devem prosseguir, o objetivo de encerrar uma guerra de três anos, que já resultou em cerca de 130 mil mortes e milhares de refugiados, garantiu ao menos a continuação das negociações.

Da redação do Vermelho,
Com informações das agências