Altamiro Borges abre Encontro de Comunicação da CTB Bahia
O movimento sindical precisa aprender a falar com a sociedade. Esta foi uma das provocações feitas pelo jornalista e presidente do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, Altamiro Borges, na abertura do 1º Encontro de Comunicação da CTB Bahia realizado na tarde desta sexta-feira (31/01), no Sindicato dos Bancários, em Salvador.
Publicado 02/02/2014 00:01 | Editado 04/03/2020 16:15
Para uma plateia formada por presidentes, diretores de imprensa e assessores de comunicação de entidades sindicais, Altamiro falou dos principais problemas enfrentado pelo movimento sindical para conseguir atrair a atenção de um público maior para os seus veículos de comunicação.
“Não posso dizer que o movimento sindical não investe em comunicação. Ele investe, mas, ainda é pouco diante do poder da grande mídia. Os sindicatos precisam modernizar a linguagem e saber utilizar melhor as novas ferramentas de comunicação. A internet é interatividade, mas continuamos usando a rede como boletim oficial”, disse.
Borges convocou os dirigentes da CTB a planejar os investimentos em comunicação, usando os meios disponíveis para melhorar o diálogo com a sociedade, seja através do melhor uso da internet, da TV aberta e dos veículos impressos para aumentar o alcance de sua produção ou batalhando para democratizar o acesso aos meios de comunicação.
Para isso, é preciso criar uma sinergia entre as entidades sindicais para dividir custos e gerar jornais, programas de TV e outros meios de comunicação que fale para todos e não apenas para os trabalhadores de cada categoria.
“Outra frente prioritária de batalha é lutar para democratizar os meios de comunicação. Isso pode ser feito através da coleta de assinaturas para o projeto de iniciativa popular que propõe a regulamentação adequada dos meios de comunicação. O projeto está aí, nós temos que nos mobilizar para que ele possa ser apresentado e depois aprovado”, lembrou Altamiro Borges.
Fonte: CTB Bahia