Novo líder do PT avalia mensagem presidencial ao Congresso 

O novo líder do PT, deputado Vicentinho (SP), ressaltou os avanços sociais contidos na mensagem presidencial. O texto enviado pela presidente destacou, entre outros, a geração de emprego (1,1 milhão de novos postos de trabalho em 2013) e as ações nas áreas de saúde e transporte público realizadas em resposta às manifestações populares de junho de 2013.

“Precisamos enaltecer o que foi feito de projetos na área social: geração de emprego; aumento do poder aquisitivo do salário mínimo; o programa Minha Casa, Minha Vida. Quando melhoramos a vida do povo, melhoramos as condições da economia. É a consolidação de que o governo está no caminho certo”, avaliou.

Vicentinho espera que o ano não seja dominado pelo embate eleitoral. “Que olhemos para os projetos e não fiquemos focados nas candidaturas”, disse.

Pauta trancada

No início do ano legislativo, esta semana, a Câmara está com a pauta trancada por uma Medida Provisória (MP) e cinco matérias com urgência constitucional determinada pelo governo federal. A situação gerou críticas da oposição, que acusa o governo de interferir na pauta do Legislativo.

O líder do PT durante 2013, o deputado José Guimarães (CE), minimizou as críticas e disse que a culpa é dos deputados. "Não votamos determinadas matérias porque não houve acordo entre as bancadas, a exemplo do marco civil da internet. Não é responsabilidade do Executivo", disse Guimarães.

O vice-líder do PT, deputado Sibá Machado (AC), também abafou a polêmica. "A agenda do Executivo atrai o Congresso", disse Sibá. Segundo ele, se os líderes sentarem e criarem um cronograma, é possível destrancar a pauta e votar outros projetos de interesse dos deputados.

O primeiro item a trancar a pauta é o marco civil da internet. Além dele, trancam a pauta os projetos sobre a destinação da multa extra do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o programa Minha Casa, Minha Vida; o que concede porte de arma para agentes penitenciários; a criação de cotas para negros em concursos públicos; e a criação de cargos no Ministério da Cultura.

Além disso, está na pauta a MP que libera recursos para a Bolívia. As outras MPs aguardam deliberação das comissões mistas para serem votadas em Plenário.

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara