Jandira Feghali assume liderança do PCdoB na Câmara 

A deputada Jandira Feghali (RJ) foi escolhida a líder do PCdoB na Câmara em reunião da bancada nesta quarta-feira (5). “Entendo que essa confiança que a bancada e o partido está dando a mim eu recebo como uma missão de compromisso com nosso Partido, a beleza , a coesão e a capacidade política dessa bancada”, declarou a nova líder, que está em seu quinto mandato como deputada federal e preside a Comissão de Cultura da Câmara. 

Jandira

“É a terceira mulher seguida escolhida líder na Câmara e a líder no Senado também é mulher. O PCdoB está representado por um time feminino que se impõe pelos argumentos e o trabalho e não por questões secundárias”, avalia Jandira, para quem 2014, por ser um ano eleitoral, “é muito difícil politicamente”.

Leia também:
Vanessa Grazziotin é a nova líder do PCdoB no Senado

“Devemos atuar com firmeza no embate de ideias e ao mesmo tempo na divulgação do que a gente realiza e faz pelo povo brasileiro”, adiantou sobre sua atuação à frente do Partido. Para isso, ela disse que vai contar com a sustentação coletiva da bancada.

A deputada Manuela D´Ávila (RS), que passou o cargo para Jandira, fez um rápido balanço do ano de 2013, destacando que “o ano foi de busca pela construção da unidade partidária e esforço para barrar retrocessos”, citando a reforma política, cujas propostas debatidas na Câmara não atendem aos objetivos de uma reforma estruturante, ampla e que amplie os espaços democráticos como defende o PCdoB.

Jandira diz que vai contar com a sustentação coletiva da bancada em sua atuação como líder.
“Liderar a bancada é lutar para que o Partido tenha o seu protagonismo, não permita retrocesso e construa avanços”, resumiu Manuela, citando os esforços específicos da bancada no ano de 2013 no Parlamento com Jandira presidindo a Comissão de Cultura; a deputada Jô Moraes (MG) coordenando a bancada feminina; a aprovação do Estatuto da Juventude, que teve na figura da líder a principal defensora da matéria, e destacando também o esforço para que o governo da presidenta Dilma tivesse mais êxito, como na aprovação do programa Mais Médicos.

A bancada do PCdoB na Câmara foi liderada em 2012 pela deputada Luciana Santos (PE), vice-presidente do Partido; e em 2013 pela deputada Manuela d´Ávila. No Senado, a liderança do PCdoB este ano será exercida pela senadora Vanessa Grazziotin (AM), que substitui Inácio Arruda (CE).

Outros líderes

No início do ano legislativo, as bancadas partidárias escolhem nova liderança. A vaga de líder de bancada permite ao parlamentar utilizar a palavra no plenário da Câmara para debater projetos do governo e do Congresso Nacional. O líder também tem a prerrogativa de fazer uso da palavra em qualquer comissão temática da Casa.

O deputado Vicentinho (PT-SP) assumiu a liderança do Partido dos Trabalhadores na Câmara este ano, no lugar do deputado José Guimarães (CE). O parlamentar já atuava como vice-líder do partido.

O deputado Givaldo Carimbão (AL) continuará liderando o Pros neste ano. A criação do partido foi aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em setembro do ano passado e Carimbão é líder da legenda desde então.

O deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) assumiu a liderança da Minoria, substituindo o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT). A liderança da Minoria é ocupada pelo maior partido ou bloco parlamentar em oposição ao pensamento da Maioria sobre o governo federal (Poder Executivo).

O deputado Antonio Imbassahy (BA) assume a liderança do PSDB na Câmara dos Deputados em 2014, no lugar do deputado Carlos Sampaio (SP).

O carioca Eduardo Cunha foi reconduzido à liderança do PMDB na Câmara. Cunha lidera o segundo maior partido da Câmara, com 76 deputados.

Em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho (PE) é o novo líder do Democratas.

De Brasília
Márcia Xavier