Sesa orienta sobre calendário de vacinas

A organização das ações da vacinação no Brasil assegura a uniformidade do calendário vacinal, a introdução de novas vacinas e adoção de estratégias inovadoras e sustentáveis nas campanhas de vacinação. Nos últimos anos, o Programa Nacional de Imunização (PNI) garantiu a oferta de vacinas eficazes e seguras para diversos grupos populacionais que são focos de ações de imunização, como recém-nascidos, crianças, população indígena, adultos e idosos.

O calendário vacinal infantil brasileiro é complexo e dispõe de 12 vacinas, cada uma com duas ou três doses de reforço. Atualmente são disponibilizados 43 produtos no PNI, divididos entre vacinas, soros e imunoglobulinas, e presentes em mais de duas mil salas de vacinação nos 184 municípios cearenses. Na semana passada a Sesa divulgou o calendário com as datas das campanhas de vacinação. Agora está divulgando o calendário de vacinação a partir da idade das pessoas.

Deste ano começam em março e terão uma vacina inédita em todo o país no serviço público. Pela primeira vez haverá campanha da vacina HPV no calendário nacional de vacinação. O público-alvo a ser vacinado no ano de introdução da vacina serão as meninas de 11 a 13 anos de idade. O objetivo é prevenir desde cedo o câncer do colo de útero. O dia ¨D¨ da campanha está definido para 10 de março em todos os Estados brasileiros. A primeira dose será aplicada até 10 de abril nas escolas públicas e privadas. Já a segunda dose da vacina HPV as meninas deverão procurar as Unidades Básicas de Saúde, ainda conhecidas como postos de saúde, no período de 1 a 12 de setembro. A terceira dose estará disponível nos postos 60 meses após a primeira dose.

Outra importante campanha está marcada no calendário entre os dias 14 de abril a 2 de maio. É a campanha de vacinação contra influenza (gripe). Nesse mesmo período haverá a intensificação da primeira dose da vacina contra hepatite B. Ambas, com dia "D" agendado para 26 de abril. No dia 7 de junho, será intensificada a vacinação da segunda dose contra hepatite B em todos os municípios cearenses.

Calendário básico de vacinação, por faixas etárias

Fonte: Governo do Estado