China prepara foro sobre cooperação com membros da Celac

O porta-voz da chancelaria da China, Hong Lei, expressou nesta sexta-feira (7) que o país está pronto para trabalhar com a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) para o estabelecimento do foro comum aprovado na recente cúpula desse organismo regional, celebrada em Havana. Segundo ele, antes do fim de 2014, a China e os países membros da Celac irão trabalhar para realizar a primeira conferência sobre cooperação. 

No primeiro contato com a imprensa depois de uma suspensão durante os feriados em ocasião da chegada do novo ano lunar, Lei referiu-se à declaração especial aprovada durante a 2ª Cúpula da Celac. Ele afirmou ainda que o país asiático e o grupo formado por 33 países latino-americanos e caribenhos estão comprometidos ao estabelecimento deste foro, que será uma importante plataforma para o desenvolvimento de uma associação integral China-América Latina sobre bases de igualdade, benefício mútuo e desenvolvimento comum.


Acompanhe aqui a cobertura completa do Vermelho sobre a Celac

O diplomata recordou as expressões de elogio do presidente Xi Jinping pela aprovação deste documento na reunião de alto nível desse organismo regional de América Latina e o Caribe. Para Lei, o pronunciamento adotado na capital cubana mostra as aspirações comuns da América Latina e China quanto à cooperação.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina