Fujimori sai do hospital, mas não comparece a julgamento

O ex-presidente peruano Alberto Fujimori recebeu alta na quarta-feira (5) do hospital e retornou à prisão onde cumpre uma condenação de 25 anos, mas não comparecerá nesta quinta (6) a uma audiência judicial, informou seu médico pessoal, o congressista Alejandro Aguinaga.

Fujimori, de 75 anos, passou a noite no hospital por recomendação médica devido a uma crise de hipertensão que sofreu após uma audiência do julgamento que sofre por desvio de fundos por meio de pagamento a jornais sensacionalistas para sua reeleição em 2000.

Leia também:
Fujimori vai à audiência de processo por desvio de verba pública
Fujimori se exalta com funcionários e deixa clínica no Peru

Aguinaga confirmou ao Canal N que Fujimori retornou hoje ao presídio após dar uma "resposta positiva" ao tratamento para controlar sua pressão arterial. Segundo o parlamentar, Fujimori sofreu a crise hipertensiva pela impotência que sente ao não poder falar durante as audiências públicas pelo julgamento aberto contra sua pessoa.

Fujimori está sendo processado pela sua suposta participação no desvio de 122 milhões de sóis (US$ 43 milhões) das Forças Armadas para financiar sua campanha à reeleição mediante o pagamento a jornais sensacionalistas.

Fonte: Opera Mundi com informações da EFE