Jandira negocia acordo entre estudantes e universidades 

O Ministério da Educação (MEC) decidiu nesta quinta-feira (6) que a Universidade Gama Filho e a UniverCidade têm até o dia 25 de fevereiro para divulgar as notas dos formandos das instituições. A decisão saiu em reunião com estudantes e a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ). 

Jandira negocia acordo entre estudantes e universidades - Danielle Gruneich

"Há muita gente esperando apenas o diploma para assumir um emprego ou concurso conquistado, por isso a urgência. Vamos manter o foco para todas as demandas de todos os estudantes", disse Jandira, que garantiu que a Defensoria Pública da União trabalhará no caso.

Leia também:
MEC divulga edital sobre transferência da UGF e UniverCidade

Na tarde da última quarta-feira (5), deputados federais se reuniram para discutir a situação da Universidade Gama Filho e da UniverCidade. Os parlamentares defenderam a federalização das instituições e ainda pediram a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET/RJ) em universidade federal. Desta forma, a transferência assistida dos alunos seria facilitada.

O MEC deve emitir uma nota pública para explicar todo o processo de transferência e conclusão de curso dos formandos.

As duas universidades – Gama Filho (UGF) e do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade), – ambas geridas pelo Grupo Galileo – foram descredenciadas pelo Ministério da Educação, no último dia 13 de janeiro passado, em função de má administração. As duas instituições do Rio de Janeiro pertencem a um grupo empresarial que acumula dívidas de R$900 milhões.

A Gama Filho e a UniverCidade têm ao todo 12 mil alunos, 1,6 mil professores e mil funcionários na área administrativa. A solução defendida pelos alunos acampados é que o governo federal assuma o controle das duas universidades. Já o Ministério da Educação pretende transferir os estudantes para outras instituições particulares de ensino.

Fonte: SRZD