China prevê mais casos de infecção humana de H7N9

Especialistas de saúde previram mais casos de infecção humana da gripe aviária H7N9 no futuro próximo depois que a Província de Anhui, leste da China, informou uma nova morte causada pelo vírus na segunda-feira, de acordo com as autoridades de saúde.

O porta-voz da Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar, Yao Hongwen, disse em uma entrevista coletiva que continuará a haver relatórios esporádicos de infecções de H7N9.

"Nenhuma mutação do vírus que poderia afetar a saúde pública foi identificada até o momento, e a transmissão de animais permanece o único meio através do qual os seres humanos são contaminados pelo vírus", disse o porta-voz.

O desenvolvimento de vacina progrediu sem percalços, e autoridades relevantes estão promovendo a pesquisa de vacina e fazendo os preparativos para a aprovação e o uso da vacina, de acordo com Yao.

A China registrou mais de 120 casos de infecção humana de H7N9 este ano, próximo do número total de casos em 2013. Pelo menos 27 mortes foram registradas, com as províncias de Zhejiang e Guangdong sendo severamente afetadas.

De acordo com Shu Yuelong, diretor do Centro Nacional de Gripe da China, o número de casos de H7N9 subiu rapidamente no início de 2014 pois as pessoas comem mais aves domésticas durante as celebrações da Festa da Primavera, ou Ano-Novo Lunar chinês.

Fonte: Rádio Internacional da China