Nevasca em Pequim termina com 107 dias de seca

A primeira nevasca que caiu sobre Pequim neste inverno terminou hoje com um período de 107 dias de seca, identificada pelo observatório local como a mais demorada dos últimos 60 anos.

As últimas precipitações nesta cidade de mais de 20 milhões de habitantes tinham ocorrido em 22 de outubro de 2013 e desde então um período de seca afetou os moradores, que em consequência sofrem com a contaminação e poluição do ar.

A nevasca começou nesta madrugada e a previsão é que continuará até a noite, enquanto os motoristas são alertados sobre o estado das rodovias e avenidas escorregadias.

A polícia destinou mais agentes para manter a ordem nas vias e evitar acidentes e congestionamentos.

Estes transtornos, no entanto, têm como contrapartida a diminuição das partículas PM2,5, as piores da contaminação do ar, embora se mantenha ainda em níveis de risco.

Fontes do centro de monitoramento do meio ambiente de Pequim indicaram que desde o início de registros estatísticos em 1951, a seca mais longa de um inverno em Pequim foi de 114 dias e ocorreu entre 1970 e 1971.

Sob condições normais, as primeiras nevadas nesta capital ocorrem em novembro e dezembro, segundo os analistas.

Numerosos temporais têm ocorrido em outras regiões chinesas desde terça-feira, coincidindo com o grande movimento dos cidadãos deste país que reiniciaram sexta-feira (7) seus trabalhos cotidianos depois de 10 dias de descanso pelas festividades do ano novo lunar, que provoca a maior migração do mundo.

Fonte: Prensa Latina