Laos enfrenta obstáculos para se integrar a comunidade regional

Faltando um ano para a formatação prevista da Comunidade do Sudeste Asiático, o Laos ainda tem como obstáculos a enfrentar sua baixa competitividade, pobre infraestrutura e insuficiente sistema bancário, segundo representantes de diferentes setores do país.

Reunidos em um seminário em Vientiane, capital do país, dedicado à preparação para entrar ao projeto da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), concordaram sobre a necessidade de que o governo de Laos melhore as condições consideradas pré-requisito.

O foro foi levado a cabo sob auspício do Programa Piloto para Redução da Brecha do Desenvolvimento para a Integração da Asean, um dos problemas fundamentais que podem impedir o sucesso da Comunidade a partir de 31 de dezembro de 2015.

Ao intervir, o vice-ministro de Planejamento e Investimento, Bounthavy Sisouphanthong, enfatizou que o Governo e o setor privado têm que melhorar as regulações, os recursos humanos, os institutos administrativos, os sistemas financeiros e a qualidade da produção de bens.

O Programa Piloto tem entre seus objetivos conseguir um equilíbrio entre crescimento do desenvolvimento e preservação ambiental, harmonizando com o turismo e a agricultura.

Os preparativos para a integração da Asean estão focados neste país a gerar entendimento sobre como vincular a economia regional à internacional e criar mecanismos eficientes de coordenação entre organismo centrais e autoridades locais.

Inclui também estudar projetos de produção comercial e de serviços, incrementar o apoio às pequenas e médias empresas e regular as operações comerciais.

Fonte: Prensa Latina