Dirigente da CTB é eleita primeira presidenta da Fetag-PI

Terminou na última sexta-feira (07), o 6º Congresso da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura do Piauí – Fetag PI (CTTR) com a eleição de Elisângela Maria dos Santos Moura, para a presidência da entidade.

Fetag Piauí

Vice-presidente da CTB Piauí, Elisângela Moura, que já foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Monsenhor Gil, é a primeira mulher a assumir a presidência da Fetag-PI.

A presidenta eleita destaca a defesa de políticas públicas para a agricultura familiar como prioridade de sua gestão. “Estou muito feliz e vou continuar o trabalho que esta diretoria vem fazendo com as parcerias com os órgãos governamentais e não governamentais e vou continuar lutando pelo fortalecimento da nossa agricultura familiar”, conta.

Para os sindicalistas a eleição representa um momento histórico, uma vez que pela primeira vez uma mulher irá comandar a entidade. “Hoje, mais de 50% dos Sindicatos de trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Piauí são dirigidos de forma competente por mulheres”, diz o diretor, Anfrísio Moura, que acrescenta: “É certo que neste ano de 2014, pela primeira vez na história do movimento sindical rural se terá uma mulher na presidência dessa importante e respeitada FETAG – PI”.

Para o secretário de Políticas Sociais da CTB, Rogério Nunes, que participou do evento, a eleição da sindicalista tem uma importância impar para os trabalhadores e trabalhadoras rurais da região.

“Dos 224 sindicatos filiados, 223 compareceram. Foi uma participação massiva, com a eleição de uma dirigente que é da CTB em uma Federação que não é filiada a nós. Prevaleceu sua trajetória de luta e o trabalho realizado pela Central na região”, destacou Rogério Nunes.

6º CTTR

O 6º Congresso da Fetag-PI ocorreu nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, no centro de convenções Atlantic City, zona leste de Teresina. Passaram pela atividade mais de 1.300 delegadas e delegados dos 223 sindicato filiados.

Durante o evento, foram promovias importantes discussões sobre a Contextualização dos Impactos do Avanço do Capitalismo no Campo; o Sindicalismo, mas também a respeito do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PDRSS).

Para a eleição da nova diretoria apenas uma chapa homologou candidatura, sendo eleita com 747 votos dos 780 delegados e delegadas presentes. Do total, 29 votaram em branco e quatro votos foram anulados.

De acordo com a comissão eleitoral, a eleição foi realizada com tranquilidade. Segundo o presidente da comissão eleitoral, Libório Rocha, o estatuto e o regimento interno da federação foram obedecidos. Ele informou ainda que a votação foi divida por pólos.

Fonte: CTB