Esquerda espanhola exige esclarecimento das mortes de imigrantes
A frente Esquerda Unida (IU) exigiu nesta quarta-feira (12) que o governo divulgue as gravações sobre a morte em Ceuta de 15 imigrantes, na véspera da ida ao Congresso, para esclarecer os fatos, do ministro do Interior, Jorge Fernández.
Publicado 12/02/2014 16:26
Na quinta (13) Fernández informará detalhes das mortes ocorridas no último dia 6 de fevereiro, quando, segundo algumas versões, a Policia civil disparou balas de borracha contra pessoas que tentavam chegar a nado ao território espanhol na África.
O porta-voz parlamentar da IU, José Luis Centella, qualificou como parcial e manipulado o uso de algumas dessas gravações vazadas aos meios de comunicação e acusou as autoridades de desprezarem as organizações não governamentais de apoio aos imigrantes.
Vários grupos de defesa dos imigrantes denunciaram à Promotoria Geral do Estado a violência da Policia civil ao dispararem balas de borracha, o que – disseram – foi admitido pelo delegado do governo de Ceuta, Francisco González.
Centella considerou uma aberração a tentativa de apresentar os fatos como uma agressão dos imigrantes e reiterou a exigência da demissão do ministro Fernández por não contribuir para solucionar os problemas da imigração.
Fonte: Prensa Latina